Skip to main content

Como estudantes internacionais podem economizar em universidades dos EUA, Reino Unido e Canadá

6 minute read

By Ana Paula de Melo Franco

Não há época melhor para se viver em outro país do que quando você é estudante. Ser um estudante internacional não apenas lhe dá acesso à educação de qualidade, mas também permite que você mergulhe em novas culturas e ganhe novas habilidades. A melhor parte é que você pode estudar fora mesmo com o orçamento apertado, especialmente se você escolher a escola certa e fazer escolhas que vão te ajudar a economizar. Descubra como estudar em outro país de forma acessível com uma pesquisa online.

Existe uma infinidade de opções de escolas nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá para escolher. Procure a que melhor se encaixa em seu orçamento e que possa te ajudar a alcançar seus objetivos acadêmicos.

andresr / Getty Images

Como minimizar custos

Procure uma escola em uma cidade com custo de vida mais baixo

Além dos custos com passagem aérea, a parte mais cara da jornada como estudante internacional é o custo de vida. Isso envolve desde encontrar um lugar para morar, a custos com alimentação, transporte e contas de luz e telefone. Esses valores variam de lugar para lugar. Por exemplo, se você escolher cidades grandes como Londres ou Toronto para morar, você vai gastar mais do que se decidir morar em um lugar menor, porém perto dos grandes centros.

O custo de vida é uma parte importante e que deve ser levado em consideração quando você escolher a cidade onde vai estudar.

Consiga um trabalho nas horas vagas

É comum que estudantes nos Estados Unidos e na Europa tenham um trabalho no período em que não estão na escola. Trabalhar no máximo 15 horas por semana pode ajudá-lo a pagar as despesas e, quem sabe, render um dinheiro extra para gastar. Além disso, trabalhar meio período pode enriquecer seu currículo e ajudá-lo a encontrar pessoas novas fora do campus.

Algumas universidades oferecem vagas de trabalho para estudantes que queiram trabalhar no campus, como tutor ou na biblioteca.1

More fora do campus

Você não precisa morar no campus para viver todas as experiências que a vida de estudante universitário oferece. Quartos dentro das universidades são, em geral, mais caros. Se você morar fora do campus, você pode economizar dinheiro e não precisa gastar com refeições caras, que os estudantes têm que comprar quando vivem dentro da universidade.

Existem apartamentos mobiliados e quartos que saem muito mais em conta que os dormitórios dentro do campus.

Cozinhe em casa

Sabemos que é tentador pedir comida pelo aplicativo, ir a um restaurante ou a um café todos os dias. Mas comer fora custa caro, então vale a pena fazer um esforço e cozinhar em casa.

Você pode economizar fazendo um planejamento sobre o que vai cozinhar na semana e fazer as suas compras no supermercado com base nesse plano. Além disso, invista em uma boa cafeteira ou máquina de café e você não vai precisar gastar US$5 todos os dias em um copo de café que você pode perfeitamente fazer em casa.

Faça parte de clubes de descontos para estudantes

Há muitas vantagens em ser um estudante. E entre essas vantagens está a quantidade de descontos disponíveis. Você pode se inscrever para ganhar cartões de descontos em alimentos, roupas, seguros e muito mais.

É possível também adquirir cartões que te dão acesso a descontos em museus, transporte e eventos ao redor do mundo. Para isso, basta pagar uma taxa única, como no caso do ISECard.2 Outra opção é o ISIC Card, que te dá descontos em passagens áreas, tecnologia, alimentação e entretenimento.3

Dicas de universidades pelo mundo

Universidade de British Columbia

Mais de 18 mil estudantes internacionais de 166 países estudam na University of British Columbia (UBC).4 A escola canadense está entre as 20 melhores universidades públicas do mundo.5

A UBC é a instituição de ensino superior mais antiga da província da Colúmbia Britânica em cursos de graduação e pós-graduação. A UBC tem dois campi principais. Um fica em Vancouver e o outro em Okanagan Valley.

University of Toronto

Com mais de 980 programas de estudo e 90.077 estudantes matriculados, a Universidade de Toronto é uma das instituições de ensino de mais prestígio no Canadá.6 Desse total, 23.019 são estudantes internacionais, vindos de 159 países ao redor do mundo.7 Esses programas são oferecidos nos campi localizados em Toronto, Scarborough e Mississauga.

Fundada em 1827, a University of Toronto é considerada uma das referências mundiais em pesquisa e inovação. A insulina e as células-tronco foram descobertas por pesquisadores da universidade.

Dalhousie University

Localizada na costa leste do Canadá em Nova Escócia, a Dalhousie University é uma universidade pública que oferece cerca de 200 cursos de graduação e mais de quatro mil cursos, entre graduação, pós-graduação e outros programas de ensino.8 A universidade tem a maior oferta de cursos das províncias atlânticas do Canadá.

Mais de 20 mil estudantes estão matriculados em três campi da universidade no coração de Halifax.9 A universidade também se destaca no ramo de pesquisas.

Leeds Trinity University

A Leeds Trinity University oferece ensino de qualidade a seus alunos há mais de 50 anos. Cerca de 97% dos alunos que se formam na Leeds conseguem uma colocação no mercado de trabalho ou buscam especializações 15 meses depois da graduação.10

O slogan da escola “Uma universidade pequena com uma grande reputação” dá a seus futuros alunos a ideia de que o local é pequeno, acolhedor, mas oferece uma gama de oportunidades e excelente qualidade.

London Metropolitan University

Aqueles que buscam estudar em uma cidade grande e agitada devem considerar a London Metropolitan University. A universidade é uma escola diversificada com estudantes de 147 países diferentes.11 O campus está localizado no coração de Londres, que é considerada uma das melhores cidades do mundo para universitários.12

E lembre-se daquela dica que demos acima. Se quiser estudar em uma cidade grande, procure moradias em cidades menores, mais próximas dos grandes centros. Isso vai te ajudar a economizar bastante com moradia e outras despesas.

University of Cumbria

A Universidade de Cumbria está ranqueada entre as 10 melhores do mundo quando o assunto é a formação de empresários de sucesso. Os campi da escola ficam espalhados pela Inglaterra em Lancaster, Carlisle, Ambleside e Londres. Cerca de 96% dos estudantes de Cumbria estão empregados depois de seis meses de formados em um dos cursos focados no mercado de trabalho.13

Entre os cursos mais conhecidos da Universidade de Cumbria estão na área de saúde, desenvolvimento desportivo, direito, educação, administração, negócios, entre outros.

Western Michigan University

Localizada em Kalamazoo, no estado do Michigan, nos Estados Unidos, a Western Michigan University tem 8,3% de sua comunidade estudantil formada por estudantes internacionais, que já ganharam US$ 6.4 milhões em programas de trabalho voltados para alunos estrangeiros entre 2015 e 2016.14

Além dos mais de 256 cursos de graduação e pós-graduação, você pode participar de mais de 400 organizações de estudantes e 32 programas de esportes no campus.15

University of Minnesota Morris

Aqueles que buscam uma universidade localizada em uma cidade pequena vão gostar da Universidade de Minnesota Morris. O campus de Morris fica em torno de duas horas e meia de Minneapolis e tem uma população de apenas 5.400 pessoas.16

Rice University

Considerada uma das melhores universidades privadas dos Estados Unidos, a Rice University fica em um campus de mais de 300 acres em Houston, Texas.17 O local conta com uma proporção aluno-professor de seis para um, o que dá aos alunos muitas oportunidades de aprender e estabelecer conexões.18 Quando você não estiver em aula, junte-se a uma das muitas comunidades no campus por meio de eventos sociais, esportes e muito mais.

Saiba mais sobre como estudar no exterior

Existe uma infinidade de escolas para escolher se você quer estudar fora do seu país. Os Estados Unidos, a Inglaterra e o Canadá têm excelentes universidades que estão prontas para dar às boas-vindas a esses estudantes uma educação de qualidade.

Para encontrar o programa que se encaixa no que você procura, comece a sua busca na internet. Você pode navegar por catálogos das classes e saber mais sobre as taxas cobradas de estudantes internacionais. Compare o que cada escola tem a oferecer e comece a se inscrever hoje mesmo.

Ana Paula de Melo Franco

Contributor

Ana Paula de Melo Franco is a professional journalist with an extensive background in content production, translation, and localization in English to Brazilian Portuguese for the last eight years. She has experience in proofreading as well as reviewing and fixing machine translations with many clients in industries spanning entertainment, tourism, logistics, finance and medical.