Skip to main content

Tudo o que você precisa saber sobre consolidação de dívidas

5 minute read

By Andrew Silver

Se o seu faturamento foi comprometido com as parcelas de empréstimos e outras contas a pagar, talvez esteja na hora de fazer uma consolidação de dívidas.Esse processo, que tem ajudado diversas pessoas e empresários, reúne todos os pagamentos em uma conta única.

Entretanto, é preciso uma análise detalhada antes de contratar esse serviço para unificar todas as dívidas em apenas uma. Para te guiar e ajudar você a entender como e quando compensa consolidar dívidas, preparamos este conteúdo especial. Confira a seguir!

Nok Lek / Shutterstock

O que é consolidação de dívidas?

A consolidação de dívidas é uma estratégia financeira que visa englobar todas as parcelas de contas e empréstimos que você possui em uma única cota de pagamentos. Ou seja, você junta todos os seus débitos e transforma em uma única parcela, a ser paga como quitação total.

Podemos usar um cenário hipotético para compreender melhor: Imagine que você ou sua empresa tem três empréstimos com o banco que gerencia sua movimentação financeira. Ao consolidar as dívidas, em vez de se preocupar com o pagamento das três parcelas, você assume apenas uma.

Como funciona a consolidação de dívidas?

Esse serviço está à disposição de todos. Seja para uma empresa ou pessoa, o planejamento financeiro pode ficar comprometido com várias parcelas de empréstimos e outras faturas e que podemos até nos esquecer de efetuar alguns pagamentos na correria do dia a dia.

É muito comum as pessoas contratarem vários empréstimos e acabarem não conseguindo quitá-los. De olho nesse público, os bancos oferecem um serviço que pode ajudar muito nesta situação. Ou seja, o banco consolida todas as dívidas de uma pessoa ou empresa em apenas uma, com menos juros.

Milagres não existem

Quando se trata de finanças, não existem milagres. Para turbinar o planejamento financeiro, além de taxas de juros menores, as parcelas têm que caber no bolso de quem está devendo. O devedor tem que pagar um custo por isso, pois quanto maior o tempo de alongamento da dívida, maior será o tempo pagando os juros cobrado pelo banco.

Para não perder o controle, os endividados devem ficar atentos ao saldo devedor e à quantidade de parcelas pendentes. Também não podem se esquecer de somar todas as parcelas antes de contratar o serviço de consolidação de dívidas.

Qual é a visão dos credores?

Na visão dos credores, a consolidação de dívidas é algo positivo. Isso demonstra que o consumidor está empenhado em fazer esforços e está assumindo a responsabilidade para quitar sua dívida. Na prática, os credores preferem que o consumidor consolide sua dívida em vez de decretar uma falência.

Também é importante destacar que os credores da falência não ficam com quase nada do devedor. Embora a decretação de falência permita que os consumidores liquidem suas dívidas e comecem do zero, a tendência é que ela também destrua o histórico de crédito do consumidor.

O que é CET e como comparar?

É comum aparecer uma porcentagem de CET ao simular um empréstimo, financiamento ou no serviço de consolidação de dívidas.

O CET é comparável a uma taxa de conveniência que pagamos ao contratar um serviço ou efetuar uma compra pela internet. Ou seja, é o Custo Efetivo Total de um serviço, englobando todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento.

Uma dica importante para quem está em busca de contratar um serviço de consolidação de dívidas é comparar o Custo Efetivo Total e avaliar, no mínimo, três propostas diferentes.

Fique atento ao valor total da negociação

As empresas são obrigadas a informar o Custo Efetivo Total na assinatura de um contrato de consolidação de dívidas.1 Avalie com atenção o CET de cada proposta. Fique atento, pois nem sempre um empréstimo a juros baixos é o mais barato ou mais vantajoso. As tarifas podem deixar o custo final maior, apesar dos juros menores.

Use o CET como referência para ter certeza de qual é a proposta mais vantajosa. Outra dica: busque ofertas melhores nos concorrentes. Um deles pode acabar cobrindo a proposta de outro incentivado pelos juros básicos do país.

Interesse dos bancos

Todos os bancos têm um grande interesse em oferecer um serviço de consolidação de dívidas. Isso porque o serviço acaba deixando sua carteira de crédito mais saudável. Como resultado, haverá uma melhora também no balanço financeiro da entidade que está oferecendo o serviço.

Use esse interesse dos bancos a seu favor buscando a melhor opção a partir de uma simples pesquisa. Lembre-se de que os bancos preferem ter clientes com dívidas controladas que pagam juros por mais tempo do que devedores com dívidas que estão se tornando incobráveis e que podem receber um grande desconto no futuro.

Mudando o estilo de vida

Para que a consolidação de dívidas se torne a opção mais adequada para quem está com muitas dívidas, o ideal é que haja uma mudança no estilo de vida de quem vai contratar o serviço.2

Para evitar cair em um superendividamento é importante que, com o alívio nas parcelas, o devedor busque efetivamente fazer mudanças, às vezes radicais mas necessárias como vender imóveis, carros e outros bens, com o objetivo de antecipar o pagamento das parcelas e diminuir o impacto ao se pagar juros por mais tempo.

Vale a pena consolidar as dívidas?

Confira abaixo algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de contratar o serviço:

Confira as vantagens antes de se decidir

Confira as vantagens para quem está pensando em consolidar as dívidas:

Quando não unificar as dívidas?

Após buscar opções junto aos bancos e levar em conta a soma de todos os seus débitos, se você não obtiver nenhum desconto na consolidação de suas dívidas, é melhor rever e não recorrer a essa estratégia.

Analise a incidência de juros sobre a nova parcela, ela pode ficar maior do que a do empréstimo contratado anteriormente, já que haverá um novo prazo para esse pagamento.

Ou seja, se após toda a análise da sua situação financeira você chegar à conclusão de que consolidação não é algo interessante, o melhor é não consolidar suas dívidas.

Fechar o contrato: dicas para a tomada de decisão

Andrew Silver

Contributor

Explore

Finish 2024 Strong With This Year-End Financial Checklist Finance

Finish 2024 Strong With This Year-End Financial Checklist

The end of the year is fast approaching, making it essential to review your financial priorities. Small actions now could have a big impact on your financial health next year. From making the most of your retirement contributions to strategic charitable giving, there’s plenty you can do. Get ahead of the curve and ensure 2024 […]

Read More about Finish 2024 Strong With This Year-End Financial Checklist

3 minute read

The 5 Best Franchise Opportunities for Aspiring Entrepreneurs Featured-Finance

The 5 Best Franchise Opportunities for Aspiring Entrepreneurs

Are you looking to start your own business? The process isn’t easy – but if you choose to invest in and open your very own franchise, it could be a lot easier. A franchise allows you to open your own business and get it up and running. But you won’t be doing it alone. With […]

Read More about The 5 Best Franchise Opportunities for Aspiring Entrepreneurs

4 minute read

8 Simple Ways to Save Money This Summer Featured-Finance

8 Simple Ways to Save Money This Summer

Summer has a sneaky way of making us slow down and savor a more relaxed pace. For a lot of people, autumn can roll around before they realize that they’ve majorly overspent, leading to many anxious nights refreshing your online banking homepage until your account fills up again. Instead of living large on upscale cocktails […]

Read More about 8 Simple Ways to Save Money This Summer

4 minute read